Imagem Simbólica
Simbolos
![](http://www.ateismo.net/wp-content/uploads/2008/07/simbolos-religiosos-da-wiki.png)
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O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um elemento representativo que está (realidade visível) em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou idéia, determinada quantidade ou qualidade. O "símbolo" é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).Ele intensifica a relação com o transcendente.
Os simbolos estão presente em nossas vida sem mesmo perceber-mos desde. Na arte não é diferente, na arte ele é usado para passar algumas menssangens, em Guernica um dos quadros mais famosos de picasso é sheio de simbolos entre eles:
O touro simbolo de brutalidade.
A flor Esperança em uma vida nova.
A espada quebrada Simblo de resistencia.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolo
http://www.ateismo.net/wp-content/uploads/2008/07/simbolos-religiosos-da-wiki.png
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080730145736AAjjF5h
http://umcertoolhar.files.wordpress.com/2008/08/guernica-784569.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=eKVCov-XFXw
Simbolos em Guernica
![](http://umcertoolhar.files.wordpress.com/2008/08/guernica-784569.jpg)
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" GUERNICA " é um óleo sobre tela de autoria de ' Pablo Picasso ', datado de 1937 . Executado para o pavilhão da República Espanhola, na Exposição Internacional de Paris,
O painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. encontra-se atualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Para muitos esta obra é a síntese da força e da energia do artista.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de ' Picasso ' foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de 1937 foi alvo de bombardeamentos por parte de aviões alemães (Legião Condor) por ordem do General Franco.
Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, mais tarde empregado na 2ª Guerra Mundial. O Mural constituiu uma visão profética da desgraça.
Em primeiro plano no quadro, está uma figura fragmentada com a cabeça cortada, à esquerda, e um braço também cortado, ao centro, agarrando uma espada quebrada, emblema bem conhecido da resistência heróica. Junto à espada quebrada encontra-se uma flor, como uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente.
A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.
Ao contrário da afirmação do pintor acerca do touro presente no quadro, representar a brutalidade, a imagem é ambigua, não parecendo selvagem, estando a abanar o rabo.
A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre sentiu pelo espectacular e brutal desporto nacional -tourada- aparecendo frequentemente a imagem de arena nos seus trabalhos.
Entre as complexas imagens cubistas de "Guernica", a mãe e o filho é imediatamente interpretado. Uma criança morta, pende inerte nos braços da mãe.
O grito da mãe está representado pela lingua que sugere a um punhal ou um estilhaço de vidro. Formas semelhantes aparecem um pouco por todo o quadro.
A angústia no rosto da mulher que segura a criança é especialmente penetrante, talvez aumentada pelo contraste entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança.
Embora Picasso raramente desse interpretação aos seus trabalhos, que disse que o cavalo ou a angústia do cavalo, que se encontra no centro, representa o Povo.
Por cima da cabeça do cavalo, está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que sugere o "olho de Deus" que tudo vê.
No lado direito do quadro, duas mulheres olham horrorizadas para o cavalo ferido com medo e pena, sugerindo certas semelhanças, em conceito e semelhança, com as imagens de Cristo na cruz e a presença das três Marias em cena.
Picasso procurava talvez uma imagem moderna e secular para exprimir o sofrimento humano, mas uma que não tivesse qualquer simbolismo cristão explicito.
A figura à direita do quadro parece estar a ser consumida pelas chamas de um edifício a arder. Esta figura é também freqüentemente comparada à figura central de "os fuzilamentos" do 3 de Maio de 1808 de Goya.
Existe ainda uma semelhança entre os elementos que levaram a ambos os quadros: os dois foram atos de selvagem brutalidade contra pessoas inocentes.
Os herdeiros acabaram permitindo que “Guernica” não ficasse no Prado.
A tela está no El Casón del Buen Retiro, a 100 metros do Prado, transformado em seu anexo. A obra é mantida dentro de uma parede de vidro à prova de bala.
O painel tem as dimensões de 350 x 782 cm. encontra-se atualmente exposto no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Para muitos esta obra é a síntese da força e da energia do artista.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de ' Picasso ' foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de 1937 foi alvo de bombardeamentos por parte de aviões alemães (Legião Condor) por ordem do General Franco.
Dos 7000 habitantes, 1654 foram mortos e 889 feridos. A destruição de Guernica foi a primeira demonstração da técnica de bombardeamentos de saturação, mais tarde empregado na 2ª Guerra Mundial. O Mural constituiu uma visão profética da desgraça.
Em primeiro plano no quadro, está uma figura fragmentada com a cabeça cortada, à esquerda, e um braço também cortado, ao centro, agarrando uma espada quebrada, emblema bem conhecido da resistência heróica. Junto à espada quebrada encontra-se uma flor, como uma mensagem de esperança numa vida nova, apesar das tentativas do Homem para a destruir constantemente.
A comovente delicadeza da flor parece aumentar o horror geral da cena caótica.
Ao contrário da afirmação do pintor acerca do touro presente no quadro, representar a brutalidade, a imagem é ambigua, não parecendo selvagem, estando a abanar o rabo.
A presença do touro deve-se também ao fascínio que Picasso sempre sentiu pelo espectacular e brutal desporto nacional -tourada- aparecendo frequentemente a imagem de arena nos seus trabalhos.
Entre as complexas imagens cubistas de "Guernica", a mãe e o filho é imediatamente interpretado. Uma criança morta, pende inerte nos braços da mãe.
O grito da mãe está representado pela lingua que sugere a um punhal ou um estilhaço de vidro. Formas semelhantes aparecem um pouco por todo o quadro.
A angústia no rosto da mulher que segura a criança é especialmente penetrante, talvez aumentada pelo contraste entre o estilo do rosto e a representação mais convencional da criança.
Embora Picasso raramente desse interpretação aos seus trabalhos, que disse que o cavalo ou a angústia do cavalo, que se encontra no centro, representa o Povo.
Por cima da cabeça do cavalo, está um candeeiro eléctrico aceso, em forma de sol, que sugere o "olho de Deus" que tudo vê.
No lado direito do quadro, duas mulheres olham horrorizadas para o cavalo ferido com medo e pena, sugerindo certas semelhanças, em conceito e semelhança, com as imagens de Cristo na cruz e a presença das três Marias em cena.
Picasso procurava talvez uma imagem moderna e secular para exprimir o sofrimento humano, mas uma que não tivesse qualquer simbolismo cristão explicito.
A figura à direita do quadro parece estar a ser consumida pelas chamas de um edifício a arder. Esta figura é também freqüentemente comparada à figura central de "os fuzilamentos" do 3 de Maio de 1808 de Goya.
Existe ainda uma semelhança entre os elementos que levaram a ambos os quadros: os dois foram atos de selvagem brutalidade contra pessoas inocentes.
Os herdeiros acabaram permitindo que “Guernica” não ficasse no Prado.
A tela está no El Casón del Buen Retiro, a 100 metros do Prado, transformado em seu anexo. A obra é mantida dentro de uma parede de vidro à prova de bala.
Quadro em 3D
Conclusão
Os simbolos estão presente em nossas vida sem mesmo perceber-mos desde. Na arte não é diferente, na arte ele é usado para passar algumas menssangens, em Guernica um dos quadros mais famosos de picasso é sheio de simbolos entre eles:
O touro simbolo de brutalidade.
A flor Esperança em uma vida nova.
A espada quebrada Simblo de resistencia.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolo
http://www.ateismo.net/wp-content/uploads/2008/07/simbolos-religiosos-da-wiki.png
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080730145736AAjjF5h
http://umcertoolhar.files.wordpress.com/2008/08/guernica-784569.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=eKVCov-XFXw
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