segunda-feira, 15 de março de 2010

Disturbios no Sistema Digestivo

Sistema Digestivo



O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleo.

Algumas Doenças

Gastrite

A gastrite é uma inflamação do epitélio estomacal muitas vezes, tem diferente significado para os leigos e para os médicos.O público, freqüentemente, usa o termo gastrite como queixa, representando vários desconfortos relacionados com o aparelho digestivo.O médico, após examinar o paciente e fazer os exames necessários, conclui que existe gastrite, inclusive, muitas vezes sem sintomas e outras vezes em que não existe significado clínico destacável

Sintomas
  • dor e queimação no abdômen
  • azia
  • perda do apetite
  • náuseas e vômitos
  • distensão epigástrica (região do estômago)
  • sensação de saciedade alimentar precoce, mesmo com a ingestão de pequenas porções de alimentos.
  • sangramento digestivo, nos casos complicados, demonstrado pela evacuação de fezes pretas (melena) e/ou vômitos com sangue (hematêmese).

Tratamento

O tratamento está relacionado ao agente causador. Nos casos de gastrite aguda associada ao uso de medicações antiinflamatórias, sua suspensão e/ou substituição, associada ao uso de medicamentos que neutralizem, que inibam ou bloqueiem a secreção ácida do estômago, é o tratamento básico.A endoscopia, mais utilizada nos casos de gastrite aguda acompanhada de sangramento, além de poder fazer o diagnóstico, pode interromper a hemorragia aplicando variados tratamentos locais. Não há consenso sobre a vantagem de tratar a bactéria Helicobacter pylori quando há gastrite sem úlcera, pois não tem sido observada uma melhora significativa dos sintomas digestivos. Nos casos em que há a indicação do tratamento para a erradicação da bactéria, este consiste na administração de antibióticos e de bloqueadores da produção de ácido gástrico.

Prevenção


Evitar o uso de medicações irritativas como os antiinflamatórios e a aspirina. Evitar o abuso de bebidas alcoólicas e do fumo. Existem controvérsias quanto ao hábito da ingestão de café e chá preto influir nas gastrites, por isso o seu consumo deverá depender da tolerância individual. A melhoria das condições sanitárias, do tratamento da água de consumo doméstico, da higiene pessoal (lavar as mãos antes de tocar alimentos), dos cuidados no preparo e na conservação dos alimentos, faz decrescer significativamente as vítimas das toxinfecções alimentares (gastroenterites).




Prisão de Ventre


A prisão de ventre, também chamada de obstipação ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas. Esta, não deve ser considerada como uma doença, mas como um sintoma ou efeito de alimentação deficiente, estresse e outros problemas que fazem com que o organismo responda retendo as fezes por um período maior do que o normal. Em crianças a constipação pode vir acompanhada de outros sintomas, como o escape fecal e encoprese, ou seja, o ato de sujar as roupas íntimas involuntariamente.

Sintomas

  • Inchaço da barriga
  • Cólicas
  • Fezes duras
  • Irritabilidade

Tratamento

O tratamento da prisão de ventre, geralmente, consiste em corrigir as causas da irregularidade intestinal, como por exemplo:

  • Comer alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas frescas e vegetais. As fibras amolecem as fezes de uma forma natural. Alguns tipos de fibras absorvem a água como uma esponja, tornando as fezes mais maleáveis e de fácil evacuação.
  • Aumentar a ingestão de líquidos.
  • Beber chá ou água quente, pois podem estimular o funcionamento do intestino
  • Evitar o estresse.

Aliado a essas medidas, podem ser usados também produtos naturais, como chás, ou industrializados, como o leite de magnésia, mas deve-se ter muito cuidado com os laxantes, pois eles podem causar sérios danos à saúde. Também deve ser observada a necessidade de se combater a doença e não seus sintomas.




Conclusão

O sistema digestório é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, responssavel por digerir alimentos, absorver os nutrientes e mandar para o sangue. Como todo orgão é vulneravel a doenças como a gastrite e a prisão de ventre.
A gastrite: É uma inflamção no eptélio estomacal, alguns dos sintomas são falta de apetite, azia, queimação no abdômen, entre outros. O tratamento geralmente é feito por indoscopia, podendo tambén inibir a hemorragia. A prevenção é simples evitar bebida alcóolica e fumoe medicações como aspirina.
Prisão de Ventre: A prisão de ventre é uma das mais conhecidas, causando ressecamento das fezes. Os sintomas são: Inchaço da Barriga, Cólicas, fezes duras, Irritabilidade. Otratamento é simples ele apenas corrigi as cusas do intestino.

Videos







Fontes


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizIEtimfD2hho0fHqkxgaGRmzzXZOP2UorMdkF_UEFpwZI3cuzQv3c0OdIj7jmRyUW6B4Zx2q3Pflp4j5gXz58lM4phZ6SPUHnNwL5K-EblKz6cxC52go6GJNUCf0P2Xi03yjIzKF6KKas/s1600-r/sistema-digestivo-23.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_digestivo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gastrite
http://img217.imageshack.us/img217/3412/80949072.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_de_ventre
http://www.serinteiro.com/blog/wp-content/themes/mimbo2.2/images//prisao-de-ventre-6.jpg


0 comentários:

Postar um comentário

 
Trabalhos escoalres | by TNB ©2010